Últimas Notícias

terça-feira, 27 de julho de 2010

Fazenda São Sebastião unida ao Serras Verdes

Por Rafael Almeida

Situada no bairro Areado, zona rural de Cachoeira de Minas, a Fazenda São Sebastião vem se destacando nos últimos anos pela intensa atividade voltada para o desenvolvimento do turismo rural. Rodeado por milhares de pés de café, cuja produção é de cafés especiais, o local acaba de ser certificado com um selo de qualidade do café, fornecido pela Secretaria de Estado da Agricultura (Certifica Minas).

A Fazenda São Sebastião faz parte integrante de dois roteiros turísticos que podem ser feitos pelos visitantes. Em um deles, o turista é convidado a conhecer todo o processo que envolve o cultivo do café. A ideia é oferecer uma grande viagem pelo processo de produção (cultivo, colheita e pós-colheita). Esse roteiro chama-se “Roteiro Café Especial”. O outro roteiro integra a chamada “trilha ecológica do palmito”. Neste, os visitantes vão até a fazenda, onde é servido um café-da-manhã rural (biscoito de polvilho, pão de queijo, suco de palmito Jussara com uvaia, pé de moleque de nozes, geléias e outras delícias típicas da fazenda). Logo após, os visitantes são convidados a fazerem uma trilha pela reserva ecológica. Há ainda uma terceira opção, que integra os dois roteiros. Nela, os visitantes passam o dia todo na fazenda. Trata-se do “Caminho Café na Roça”.

Outro movimento muito importante que o proprietário Paulo Pereira da Silva está promovendo é o ressurgimento de espécies de árvores nativas que integram a Mata Atlântica.A Fazenda São Sebastião assinou adesão de associados no dia 06 de julho de 2010, no Circuito Serras Verdes, o que auxiliará com a rotatividade do turismo no município de Cachoeira de Minas.

O Café produzido na propriedade tem a certificação do Certifica Minas e é produzido dentro dos três pilares da sustentabilidade. O Café especial é socialmente justo, economicamente viável e ecologicamente correto.

Nenhum comentário: