
Por Rose Simões (resumo)
Diversas ações vêm sendo feitas para viabilizar este projeto E gostaríamos de contar um pouquinho para vocês, pois o Turismo Astronômico também pode ser implantado no seu município.
Você sabia que o Sul de Minas Gerais tem o melhor sítio de observação astronômica do Brasil? O turismo da nossa região pode ser pioneiro neste segmento e podemos trabalhar juntos para isso.
Em Cambuí o projeto já está
Com este projeto o município está em um momento especial de investimentos e união de esforços para entrar efetivamente com destaque para o turismo de Minas Gerais. Um outro momento importante foi a adesão de profissionais do município para trabalharem juntos no desdobramento do projeto do Astroturismo que é a Revitalização do Maciço do Cruzeiro, um local impar na região.
Arquitetos, engenheiros, topógrafo e paisagista se uniram para trabalhar na implantação de um “Parque Ambiental” no Maciço do Cruzeiro, onde abrigará diversos segmentos como a astronomia, o turismo, a religião, o meio ambiente e esporte. No dia 26 de agosto estiveram reunidos na Secretaria de Turismo de Cambuí para as primeiras providências.
Um dos grandes aliados a este projeto é o Clube de Vôo Livre Asas de Minas que possui uma rampa no Maciço do Cruzeiro para salto de Parapente. O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Cambuí também está envolvido no processo. É um órgão importante, pois o projeto tem entre seus principais objetivos a preservação ambiental.
A Câmara Municipal de Cambuí não mediu esforços para aprovar a lei que viabiliza o terreno para a construção da Sede/Observatório Astronômico. Mais uma vez a vereadora Rosely Moraes está à frente deste trabalho. Ela é a proponente da lei que institui a Utilidade Pública do Circuito Serras Verdes no município de Cambuí. Esta Câmara aprovou com unanimidade os encaminhamentos deste projeto. A vereadora Marina Moura Ferraz disse: “é um projeto maravilhoso que trará um novo destino para o município e região”.
O Prefeito de Cambuí, Sr. Benedito Guimenti, esteve diversas vezes com a equipe do Circuito e do Clube de Astronomia para viabilizar o projeto.
Mais uma vez o Circuito Serras Verdes acolheu um bom projeto para o turismo da região. Seu presidente, Gustavo Arrais, não mediu esforços na busca de recursos e aliados para a realização deste empreendimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário