Últimas Notícias

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Benchmarking no Pantanal pela Catur - Cambuí Adventure

Mais uma vez o Circuito Serras Verdes foi representado em uma ação do Ministério do Turismo, A CATUR – Cambuí Adventure representada por Isis de Oliveira foi escolhida como uma das três representantes de Minas Gerais para participar da viagem Técnica de Benchmarking ao Pantanal de 27/09 a 01/10 passados. O Programa Benchmarking em Turismo, do Ministério do Turismo em parceria com SEBRAE e executado pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (ABAV), levou um grupo de 11 empresários de diversas partes do país a descobrirem as boas práticas utilizadas pelo turismo em Mato Grosso do Sul.

O Benchmarking em Turismo, criado em 2005, é composto por dois projetos – um de âmbito internacional (Excelência em Turismo) e outro de abrangência nacional (Vivências Brasil). O objetivo do programa é a identificação, observação e análise de destinos turísticos e empreendimentos brasileiros e internacionais que são referências no setor e reconhecidos por suas boas práticas. A idéia é promover o aprimoramento dos diversos serviços, qualificando o atendimento a turistas no Brasil.

O benchmarking abrange vários segmentos, como Turismo Cultural, de Sol e Praia, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Rural, Social, Pesca Esportiva, dentre outros. Neste ano, o programa do Ministério do Turismo já levou empresários brasileiros para destinos como República Tcheca, Itália, México, Peru, Pantanal, Búzios, Gramado Brotas e Socorro, Olinda e Recife.

Essa experiência traz ao empresário um novo olhar, as práticas bem-sucedidas que poderão ser implementadas em seus receptivos, contribuindo, assim, para a inovação na prestação dos serviços turísticos. Uma experiência que deu certo e agora rende bons frutos para o setor de turismo brasileiro.

O depoimento de Isis foi: “A viagem técnica foi sensacional, tudo foi muito bem elaborado e aplicado, conhecemos diversos empreendimentos e muito empreendedores em todos eles, além da infinita beleza natural conseguimos elencar 95 (noventa e cinco) itens considerados como Boas Práticas que com certeza deveram ser implementadas em meu negócio e multiplicadas por mim. A preocupação com o meio ambiente e a constante presença da cultura local, através do homem pantaneiro juntamente aos índios é impressionante, além da gastronomia regional é impressionante. Enfim o trabalho só começou, teve muito trabalho e foi só começo, você volta com a cabeça fervilhando de idéias e multiplicação mesmo que às vezes não identificada acontece instantaneamente, digo obrigada aos idealizadores do projeto pela oportunidade.”

Nenhum comentário: