Últimas Notícias

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Grande premiação!

Trabalho Realizado Em Bueno Brandão-MG (Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas Gerais) Recebe Prêmio de 1º Lugar do Ministério de Turismo e da Fundação Getúlio Vargas

No dia mundial do turismo (27 de setembro de 2010), a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) e o Ministério do Turismo (Mtur) premiou com o 1º Lugar na categoria doutorado do VII Prêmio EBAPE – FGV/MTur, o trabalho SISTEMA DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE: UMA APLICAÇÃO AO CONTEXTO DE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NA REGIÃO DE BUENO BRANDÃO, ESTADO DE MINAS GERAIS, BRASIL, desenvolvido pelo Prof. Dr. Frederico Yuri Hanai, sob a orientação do Prof. Assoc. Evaldo Luiz Gaeta Espíndola.


O prêmio é concedido aos melhores trabalhos e às práticas concretas sobre o desenvolvimento do turismo no Brasil, e é promovido por importantes instituições de destaque no cenário da gestão, administração pública e do turismo (Fundação Getúlio Vargas e Ministério de Turismo).

O trabalho premiado foi avaliado em diversos quesitos, tais como, relevância prática, originalidade e criatividade, rigor metodológico por uma banca avaliadora composta por renomados professores, doutores e profissionais ligados a área de turismo.

A tese premiada foi desenvolvida na Universidade de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos, e contou com o patrocínio do Programa Petrobras Ambiental e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

A pesquisa teve como objetivo principal investigar e elaborar procedimentos para a proposição do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade do Desenvolvimento do Turismo (SISDTur), utilizando-se abordagem participativa e envolvendo a sociedade local do município de Bueno Brandão-MG, pertencente ao Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas, resultando num instrumento metodológico prático, útil e exequível para subsidiar o processo de desenvolvimento, gestão e monitoramento do turismo na região.

Em seu discurso de agradecimento durante a cerimônia de premiação na sede da FGV do Rio de Janeiro, o Prof. Frederico Yuri Hanai parabenizou pela iniciativa do prêmio e ressaltou a necessidade e a importância de pesquisas científicas aplicadas, direcionadas à promoção da sustentabilidade e desenvolvimento do turismo de base local.

Além disso, agradeceu e estendeu o reconhecimento do prêmio de 1º lugar a todos aqueles que se envolveram direta ou indiretamente na realização do trabalho (gestores municipais, empreendedores, guias, agenciadores, sociedade local, voluntários, especialistas, colaboradores), que são merecedores de mérito e também desta conquista, pois suas colaborações foram essenciais e de extrema importância para o estabelecimento do Sistema de Indicadores de Sustentabilidade do Desenvolvimento do Turismo (SISDTur) e para a conclusão dos estudos sobre o processo de desenvolvimento sustentável do turismo na região.

Nenhum comentário: