
Nova área também terá comitê multidisciplinar, que vai avaliar todo o processo produtivo da empresa e implementar ideias sustentáveis
A Companhia Melhoramentos de São Paulo vai inserir toda a sua cadeia produtiva em um novo contexto sob a ótica central de sustentabilidade. Recém-lançada no dia 22 de outubro, a Coordenadoria de Sustentabilidade vai analisar todos os processos da empresa, apoiar, inovar, reinventar projetos e implementar novas ideias sustentáveis.
Segundo o biólogo e Coordenador de Sustentabilidade, Paulo Ricardo da Silva Rodrigues, inicialmente pretende-se promover um reaproveitamento dos resíduos gerados ao longo da produção, como a casca das árvores de eucalipto, que pode ter inúmeras utilizações, como componente na fabricação de vasos de flores e até como adubo. Também os galhos descartados após o corte das árvores podem ser reaproveitados. “O departamento vai trazer uma série de novas alternativas. A empresa vai ser ainda mais transparente, competitiva e seguir uma tendência mundial”, afirma Paulo Ricardo.
Além disso, o Departamento de Sustentabilidade vai propor medidas para a economia de água e energia e ampliar o projeto de educação ambiental da empresa, hoje voltado para funcionários, para que seja acessível à toda a comunidade de Camanducaia.
Outro diferencial da iniciativa é o Comitê de Sustentabilidade, um seleto grupo multidisciplinar de colaboradores da Melhoramentos formado pelo coordenador do departamento, um advogado, o coordenador de suprimentos, o gerente de produção, o supervisor florestal e o assessor patrimonial. “A Melhoramentos definitivamente vai repensar todos os seus processos. Essa equipe vai fazer um trabalho multidisciplinar e esse pensamento sustentável passa a estar ligado ao cotidiano da empresa”, revela Sérgio Sesiki, Diretor Superintendente.
Certificação
A fase final para conquista aconteceu em setembro deste ano, quando a Melhoramentos recebeu três auditores para fiscalização, que após criteriosa avaliação - segundo dez princípios e normas a cumprir exigidos pela certificadora – atestaram positivamente pela obtenção do certificado. Os detalhes do processo ainda encontram-se em tramitação, mas dentro de aproximadamente cinco meses a Melhoramentos deverá receber o selo internacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário