Últimas Notícias

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FECITUR realiza Assembléia de Eleição de Diretoria e o 12 º Encontro de Presidentes e Gestores

No dia 16 de novembro aconteceu no SENAC BH a Assembléia da FECITUR. A Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais convocou seus associados para Assembléia Ordinária de Eleição de Diretoria. Francisco Melo e Zeca Maurício, presidente e secretário, comandaram a reunião e após os tramites legais empossaram a diretoria eleita por aclamação. Francisco Melo, presidente; Zeca Mauricio, secretário; Flavio Pittella, secretário financeiro, Robinson Castro, diretor de marketing e Niviany, diretora de projetos.

Aconteceu também a eleição do Conselho Fiscal e Conselho Consultivo. O Circuito Serras Verdes será representado, até 2012, pela gestora Rose Simões que foi eleita como membro do Conselho Consultivo. Eduardo Oliveira do Circuito Serra do Cabral é o presidente do Conselho Consultivo e Iésser Lauar do Circuito Pedras Preciosas é o presidente do Conselho Fiscal. Após ser empossado e dar posse aos conselhos Francisco Melo falou aos presentes. “...não basta estar envolvido, é necessário estar comprometido e precisamos nos unir “. Terminou agradecendo a presença e confiança de todos.

12º Encontro de Presidentes e Gestores

A FECITUR – Federação dos Circuitos Turísticos do Estado de Minas Gerais, promoveu durante os dias 16, 17 e 18 de novembro o 12º Encontro de Presidentes e Gestores, no Retiro das Rosas, um aconchegante hotel do município de Cachoeira do Campo.

Rose Simões, gestora do Circuito Serras Verdes, esteve presente e participou de toda programação deste encontro junto com os demais Circuitos Mineiros.

Estiveram presente a Secretária de Estado de Turismo Sra. Erica Drumond, o Secretário Adjunto Maurílio Guimarães e a Superintendente Jussara Rocha.

Erica Drumond falou que “ o momento é de análise; o que éramos, o que queríamos ser e o que somos hoje. Quem trabalhou, quem tem a alma do turismo será recompensado. Quem entendeu e implantou a política de turismo será contemplado e os municípios que acompanham os circuitos turísticos ganharam e ganharão muito. Hoje Minas Gerais tem posição de destaque no cenário brasileiro e devemos nos orgulhar de participar do setor que mais promove emprego no mundo”. Encerrou agradecendo a equipe da Setur e todos os circuitos pelos quatro anos em que esteve a frente da Secretaria.

Jussara Rocha, Superintendente de Política Publica de MG, também se pronunciou. “...somos diferentes e devemos saber usar estas diferenças para valorizar o turismo em nosso Estado. Somos rede, somos multiplicadores. Nossas ações devem gerar felicidade. Nossa fala deve ser de orgulho”. Encerrou agradecendo os circuitos e a Setur MG.

Case de Sucesso: Serras Verdes apresenta o PROGESTUR no Encontro de Presidente e Gestores.

Junto com mais dois Circuitos, Canastra e Belo Horizonte, o Serras Verdes apresentou o seu Case de Sucesso, o PROGESTUR – Programa de Estruturação da Gestão Turística Regional , que levou o circuito a habilitar o maior número de municípios no Estado de Minas Gerias ao ICMS Turístico. Tom Pires, o consultor da Esfera Consultoria esteve com Rose Simões para juntos mostrarem aos presentes como tudo aconteceu no Serras Verdes. Após as apresentações diversas perguntas foram respondidas e todos puderam conhecer um pouquinho do caminho percorrido pelo Serras Verdes nas ações do ICMS Turístico.

O ICMS Turístico é o assunto mais polêmico do momento e todos os circuitos estão empenhados na habilitação de seus municípios para 2012. Durante o Encontro a Consultora do Sebrae MG, Lucia Ciccarinni, que também participou do processo de habilitação do Serras Verdes, apresentou os resultados do GESTUR 2010. Mostrou o cenário do Estado de MG em relação aos critérios do ICMS Turístico, os eixos

Mônica Alencar, do Sebrae MG, também prestigiou o evento e levou novidades para os circuitos. Mônica deu uma palestra com o tema “Metodologia para o Desenvolvimento Regional e Setorial localizado com foco no Turismo, Cultura e Artesanato”. Disse que os circuitos precisam ser mais competitivos e necessitam de novas diretrizes. A metodologia apresentada por Mônica é um modelo aplicado no Sebrae SP e agora terá inicio em Minas Gerais.

temáticos e as necessidades e demandas dos circuitos. Num Mapa de Prioridades os resultados dos 10 encontros do GESTUR foram expostos.

Trabalho intenso dos presidentes e gestores

Paula Lacerda, da empresa Luzes Consultoria, foi a mediadora durante os três dias do evento e comandou as dinâmicas, os trabalhos em grupo e as apresentações. Foram dias de muito trabalho e discussões em que todos os representantes dos Circuitos Turísticos Mineiros estiveram empenhados em buscar caminhos, compartilhar experiências e contribuir com o desenvolvimento do turismo de Minas Gerais.

Outros momentos do Encontro foram utilizados para apresentações de boas práticas em outros circuitos. Henrique Michael, presidente do Circuito Serra do Cipó, apresentou uma ferramenta de divulgação que propõe a padronização de um sistema de divulgação para os circuitos mineiros.

A AMPAC – Associação Mineira de Produtores de Cachaça, também esteve presente. Os diretores, Trajano e Marco Antônio, falaram sobre o valor da cachaça de alambique, do selo da AMPAC e da importância da cachaça como produto turístico.

O Serras Verdes está muito bem representado na AMPAC. A Cachaça BB (Bueno Brandão) está em 5º lugar no ranking. Confira a matéria do jornal informativo da AMPAC.

Serras Verdes, Sul de Minas em evidência nos cursos de turismo de Minas Gerais

Durante o Encontro Rose Simões foi solicitada pela UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, para conceder entrevista à estudante do curso de turismo, Lígia Melo Vidal.

O Sul de Minas vem chamando a atenção pelo seu avanço e projeção no setor de turismo e a Política Pública de Turismo do Estado, os Circuitos Turísticos, vem sendo cada vez mais tema de monografias e especializações nas universidades mineiras. O Serras Verdes e o Caminhos do Sul foram os Circuitos escolhidos pela graduanda da UFOP.

Nenhum comentário: