
Como foi recebido por você, Gustavo Arrais, e pelas demais pessoas ligadas ao Turismo mineiro, a nomeação de Agostinho Patrus Filho para ocupar o cargo de Secretário de Turismo de MG? Não era esperada a permanência da então secretária Érica Drumond?
Primeiramente agradeço o convite para responder a esta entrevista. A nomeação do Deputado Agostinho Patrus Filho não era esperada pelo trade turístico, porém à ex-secretária Érica Drumond já havia anunciado sua saída, o que nos deixou sabedores que teríamos um novo nome. Mas fica aqui nossa tristeza pela sua saída, pois fez um excelente trabalho que será difícil de ser superado.
O Deputado Agostinho Patrus teve uma votação expressiva no estado, devendo desta forma à nosso estado uma boa atuação, e apesar de não ter conhecimento na área do turismo, possivelmente irá se rodear de técnicos para executar um bom trabalho, tendo em vista que temos grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 que além de trazer turistas para nosso estado, será uma grande oportunidade para a exposição de Minas Gerais para o exterior.
O deputado já tem histórico de sucesso no executivo como secretario do SEDESE e com certeza vai aplicar este conhecimento no turismo.
A experiência como deputado vai ajudar muito na conquista de mais verbas para a Setur-MG, que a meu ver é o grande problema da pasta do turismo
Durante
- Isso afetará, de alguma forma, a condução da discussão de desenvolvimento turístico via circuitos?
O processo de regionalização do turismo do Ministério do Turismo, que levou Minas Gerais a criar os Circuitos Turísticos em todo o estado, é um programa de muito sucesso a nível nacional, mudar a forma da condução no estado teria um grande impacto negativo em todo trade.
O Deputado Agostinho Patrus Filho deve buscar apoio do trade, através dos circuitos e principais destinos, e para isso o Circuito Serras Verdes esta a disposição do novo secretário.
- Qual a contribuição que o Serras Verdes poderá dar ao novo secretário? Há alguma expectativa de que ele possa olhar mais por esta região, visto que ele obteve muitos votos
Como disse, o Circuito Serras Verdes esta a disposição do novo secretário, esta em nosso território o Destino Indutor Monte Verde, e um histórico de sucesso em suas atuações, visto que recebeu em 2010 do Programas Roteiros do Brasil do Ministério do Turismo o prêmio de Melhor Gestão de Destino Turístico do Brasil e ficou em segundo lugar nas categorias Melhor Gestão Regional do Brasil e Melhor Propaganda e Marketing do Brasil, o que da ao Serras Verdes uma bagagem merecedora de uma grande atenção e um conhecimento capaz de contribuir muito com o novo secretário.
- Com relação ao Brasil, a nomeação do peemedebista Pedro Novaes para o MinTur pode trazer quais benefícios para a pasta, visto que estamos prestes à receber a Copa em 2014 e as Olimpíadas em 2016?
Estou muito tranquilo com a nomeação do Deputado Federal Pedro Novais para o Ministério do Turismo, tive a oportunidade de estar com ele à uma semana e conversar por mais de uma hora, e devido a sua história e atuação na Câmara dos Deputados, podemos ver que ele se intera rapidamente dos assuntos que são necessários, o ministro estava muito empolgado e com vontade de assumir a pasta.
O Ministro Pedro Novais já esteve com o Ex-Ministro Luiz Barretto e realizou um processo de transição muito parceiro. Acredito que boa parte dos principais técnicos sejam mantidos para dar continuidade aos principais programas do Ministério do Turismo, entre eles o Programa de Regionalização.
- Quais são suas expectativas para os próximos anos, tanto em MG quanto no Brasil, para o Turismo em geral e também para o CTSV?
Como sempre estou muito otimista com o nosso futuro, temos grandes oportunidades com a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, além de um bom momento nacional, com o crescimento acelerado de nosso país, tendo o turismo como um de seus carros chefe.
Com o Brasil andando nesta velocidade e crescendo no turismo mundial, Minas Gerais também tende a crescer no turismo, principalmente por ser um estado com excelentes destinos turísticos que se destacam no mercado mundial.
O Circuito Serras Verdes cresce a cada dia, e seu planejamento para 2011 é para crescer ainda mais, estamos realizando um planejamento para participação das feiras, impressões de mapas, revistas e guias, além de diversas outras ações para divulgar e desenvolver o turismo do Serras Verdes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário