O Sebrae e a Associação Brasileira da Agências de Viagem (Abav) abriram na última sexta-feira (18) as inscrições para os cursos de educação a distância (EAD) do Proagência II. Serão dois cursos, com foco nas diferentes competências e cargos de uma agência de viagens. Gestores, agentes e operadores de viagem podem se inscrever pelo site www.abav.com.br, até 4 de março. Os cursos são gratuitos e as vagas, limitadas. As aulas começam no dia 21 de março.
“Essa é uma ação de continuidade da atividade de capacitação on line para os agentes de viagens - emissivo e receptivo, iniciada em 2009, no âmbito de convênio técnico Sebrae e Abav. A parceria visa a capacitação profissional do setor de agenciamento com vistas para os serviços de receptivo”, explica a responsável pelo Proagência no Sebrae, Valéria Barros.
Segundo ela, já foram realizadas até o momento 25 turmas envolvendo 1.812 participantes inscritos. “O curso mais procurado é de gestão empresarial. Muitas pessoas querem montar uma agência de turismo e entender seu funcionamento”, diz Valéria.
Para participar dos cursos do Proagência II é necessário ser agente de viagens (só é aceita a inscrição de um profissional por agência para cada curso), possuir um computador com acesso à internet e ter disponibilidade mínima de uma hora por dia para poder acompanhar e absorver o conteúdo dos cursos, informa Karla Buzzi, responsável pelo acompanhamento e gestão das turmas na Abav. Também vale ressaltar que 50% das vagas são destinadas aos associados da instituição.
Conteúdo – O curso ‘Gestão de Roteiros no Turismo Receptivo’ será direcionado a operadores e agentes de viagens. Durante três semanas, o aluno aprenderá a valorizar os atrativos locais e zelar pelas questões relacionadas à sustentabilidade do destino e atender às demandas dos turistas no destino, além de aplicar as normas e procedimentos de segurança adequados aos produtos ofertados. Para este curso serão disponibilizadas 100 vagas.
Já o curso ‘Gestão de Empresas de Agenciamento e Operações Turísticas’ terá como público, dessa vez, gestores de agências de viagens. As abordagens do tema propiciarão ao aluno, por exemplo, gerenciar a empresa de maneira eficiente e adequar-se aos desafios do mercado, a competir de maneira otimizada e direcionar objetivamente a estratégia de vendas da empresa. O curso terá duração de cinco semanas e contará com 120 vagas.
Representantes da CNPdC discutem com MinC a Carta de Sustentabilidade dos Pontos de Cultura
Representantes da Comissão Nacional de Articulação dos Pontos de Cultura (CNPdC) reuniram-se com o secretário Executivo do Ministério da Cultura (MinC), Vitor Ortiz, e com a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC/MinC), Marta Porto, para discutir sobre a Carta de Sustentabilidade dos Pontos de Cultura dirigida ao ministério e a todas unidades da rede no final de novembro de 2010.
No documento, foi elencada uma série de reivindicações que consideram necessárias à continuidade do projeto, como a prestação de contas dos Pontos de Cultura e o pagamento dos editais anteriores a 2011. Na ocasião, Vitor Ortiz explicou sobre a dificuldade orçamentária do MinC em honrar os compromissos anteriores, mas afirmou a prioridade em assumir os compromissos feitos com os Pontos de Cultura. “Temos uma decisão de priorizar os pagamentos aos Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva, mas só podemos pagar aqueles que estiverem em situação legal”, enfatizou.
Para Marta Porto, um dos grandes desafios para a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural é partir para um processo de formulação política que desenvolva uma interlocução das redes da diversidade cultural com as ações do Programa Cultura Viva e Mais Cultura. “Esse diálogo entre os Pontos de Cultura é fundamental, e precisamos alcançar o conjunto da sociedade brasileira, os que são produtores de cultura e os que não são produtores de cultura, incluindo crianças, jovens, mulheres e idosos, um conjunto da população que não está bem representado nos programas”, explicou.
A coordenadora do Ponto de Cultura da Comunidade Educacional de Pirenópolis (Coepi), Patrícia Ferraz, explicou que há um grande interesse da comissão em continuar com a ideia de gestão compartilhada dentro dos Pontos de Cultura e enfatizou algumas propostas essenciais para o programa, como o esforço da cultura digital de estabelecer um cadastro nacional dos pontos de cultura e a proposta de se ter um sistema de comunicação transparente.
Para o coordenador do Pontão de Articulação Nacional dos Pontos de Cultura, Mário Lima, os Pontos de Cultura assumem um papel essencial na Política Cultural. “O próximo passo deve ser organizar e dar independência aos pontos por meio de uma gestão compartilhada. Estamos no momento de fortalecer a rede e consolidar o programa”, defendeu.
Mais informações:
Pontão de Articulação da Comissão Nacional de Pontos de Cultura
Email: pontaocnpdc@gmail.com
Telefone: (62) 3331 1990
(Texto: Juliana Nepomuceno, Ascom/MinC)
Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura
Aconteceu dia 09/02 a primeira reunião extraordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes da Cultura. A Secretaria de Cultura do DF é a anfitriã desta primeira reunião e durante o evento, os secretários estaduais de todo o país e gestores culturais poderão conhecer a Ministra da Cultura Ana de Holla nda e as propostas para o ano de 2011 na área de cultura.
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi fundado em 12 de novembro de 1983, é uma entidade civil sem fins lucrativos, com função consultiva e opinativa sobre as políticas nacional e regionais da cultura brasileira. O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, e ainda propor mecanismos visando fortalecer os processos do desenvolvimento cultural do país, além de assegurar o intercâmbio artístico e cultural entre os Estados.
(Da Redação - Agência Brasília - DF)
Anima Mundi 2011
O Anima Mundi 2011 - 19º Festival Internacional de Animação está com inscrições abertas até o dia 23 de março. Nesta edição, o evento será realizado entre 15 e 24 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), e de
Festival de Vídeo Tela Digital
O Festival de Vídeo Tela Digital está inscrevendo vídeos, com duração de
9ª Semana de Museus
Já estão abertas as inscrições para a 9ª Semana Nacional de Museus. Os museus interessados em participar da Semana devem preencher o formulário (clique aqui para acessar) e inscrever suas atividades até 21 de fevereiro. Com o tema Museu e Memória, a Semana, que acontece entre os dias 16 e 22 de maio, comemora o Dia Internacional de Museus, celebrado em 18 de maio.
Desde 2003, quando foi lançada, a Semana Nacional de Museus já conta com mais de 9 mil eventos como seminários, shows, exposições, visitas guiadas, palestras, exibição de filmes e documentários, entre outros. A Semana Nacional de Museus tem-se mostrado um efetivo instrumento de divulgação dos museus ao mobilizar e apresentar uma programação comum que chama a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre temas da contemporaneidade, revelando a importância das instituições museológicas para o desenvolvimento da sociedade.
O museu que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar email para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 2024-4121 ou 2024-4137.
Fonte: Assessoria de Comunicação, Ibram/MinC
Nenhum comentário:
Postar um comentário