Circuito Serras Verdes participa de ações em Sapucaí Mirim
Durante um dia inteiro representantes do Circuito Serras Verdes participaram de diversas reuniões em Sapucaí Mirim para o desenvolvimento turístico do município
Por Sarah Ribas - ASCOM Serras Verdes
O dia 03 de agosto foi agitado para o Serras Verdes no municipio de Sapucai Mirim, logo pela manhã recebemos o comunicado que a lei que torna o circuito de utilidade publica no municipio foi aprovada por unanimidade, o que só nos faz à agradecer à prefeitura que fez o projeto de lei e os vereadores que aprovaram.
Participaram das reuniões Antônio Carlos – Vice Prefeito, Júnior –
Chefe de Gabinete, José Carlos – Secretário de Turismo, Werneck – Presidente do COMTUR, Marco Antônio – Empresário local (proprietário do Nosso Recanto, membro do Comtur e da ATUS), Tarcisio – empresário local e membro do Comtur e ATUS, Táta Beraldo – Técnica do Sebrae –Microrregião Pouso Alegre, Rose Simões – Consultora do CSV – Rota X Arquitetura de Turismo e Bruno Rosa – Gestor do Serras Verdes.
Por solicitação da Secretaria Municipal de Turismo de Sapucaí Mirim, o Circuito Serras Verdes mobilizou o SEBRAE/MG para assessoria na Formação de Associação Comercial e ações de apoio à organização turística de Sapucaí Mirim, o que imediatamente foi aceito pela técnica da região Sul Tata Beraldo, sempre parceira do circuito e atuante nas ações em conjunto.
Como ação de fomento e complementar às atividades do setor de turismo municipal as equipes, dos órgãos públicos e privados (Prefeitura, Comtur e Atus), detectaram a necessidade de envolver o setor de comércio local. A formação de uma associação foi decidida em conjunto e solicitou-se o apoio do Circuito Serras Verdes. Rose buscou no Sebrae a parceria necessária. Em atendimento, Táta B
eraldo mobilizou a FEDERAMINAS- Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais, e ACIPA – Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre, para ação inicial. Está agendado para o dia 23 de agosto um evento com palestras de sensibilização e mobilização do município.
Táta Beraldo sugeriu a implantação da Lei Geral no município como ação paralela a formação da Associação Comercial de Sapucaí Mirim. A Lei Geral é o instrumento que vai regulamentar as micro e pequenas empresas e levará ao município um tratamento diferenciado ao setor de turismo do município. O Sebrae oferece gratuitamente esta ação para Sapucaí Mirim.
O presidente do Comtur solicitou ajuda ao Sebrae para organizar e incentivar os artistas e artesãos do município. Táta Beraldo mobilizará seus esforços junto ao Sebrae para implantar o Programa Sebrae Artesanato no município em 2012. Para este ano, a convite de Táta, os artesãos participarão de Missão Técnica à Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte. Esta participação terá como objetivo mostrar aos atores do artesanato de Sapucaí Mirim, como forma de incentivo e sensibilização, o que o Brasil tem de melhor.
No final do dia foi realizada a reunião do COMTUR para tratar sobre a atualização do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico de Sapucaí Mirim, onde foi
apresentada uma proposta pela Habitus, em breve será realizada uma nova reunião para acertas os detalhes do andamento.
Além da atualização do PMDT, outra importante proposta da Consultora Rose Simões da Rota X Arquitetura de Turismo, é a roteirizarão de Sapucaí Mirim, projeto que também consta na proposta da Habitus. A consultora Rose Simões apresentou e apóia os projetos de roteirização, isso destaca os atrativos do município e aumenta o fluxo turístico de todo o Serras Verdes
Vejam alguns comentários:
Gustavo Arrais: "Desde que estou na presidencia do Serras Verdes acompanho de perto o trabalho de Sapucaí Mirim, tenho confiança no desenvolvimento turistico do municipio e seu entorno, sabemos que o Secretário José Carlos é um grande batalhador para este crescimento com grandes orientadores como o Prefeito Reginaldo e Vice Carlão."
Marco Antônio: “Sapucaí Mirim tem boa vontade e pessoas dispostas, falta ferramentas. O momento é de unir parcerias. Só estará de fora o empresário que estiver pensando individualmente e não na coletividade.”
Táta Beraldo: “O Sebrae atua através de parcerias, como o Circuito Serras Verdes. O Sebrae tem competência e metodologia para atender o município.Trabalhamos com empreendedores.”
Rose Simões: “Vale a pena investir nosso trabalho em Sapucaí Mirim. O município tem um grande potencial turístico e principalmente pessoas comprometidas. É sempre um prazer estar aqui.”
Junior: “Com o apoio do Serras Verdes o COMTUR, ATUS e Secretaria de Turismo conquistou o ICMS Turístico e dificilmente esta vitória será afetada pelas mudanças políticas que estão por vir em 2013.”
Bruno Rosa: “O município de Sapucaí Mirim conta com pessoas muito atuantes na Secretaria de Turismo, COMTUR, ATUS e em todo o trade, e com o apoio destas pessoas chaves os projetos do município andarão com muita facilidade. A atuante amigo e Vice-Prefeito Carlão garante sempre todo o apoio possível da prefeitura, o que estimula os empresários a participar e ajudar no desenvolvimento do turismo no destino. Parabéns Sapucaí Mirim.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário