Últimas Notícias

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Cachoeira de Minas realiza a maior fogueira do país


Aconteceu nos dias 29 e 30 de junho a tradicional Festa da Fogueira de Cachoeira de Minas. O evento, um dos mais importantes do Estado e do calendário anual do Circuito Serras Verdes, contou com uma presença de público estimada em mais de 40 mil pessoas. O evento ocorre no Pátio da Fogueira e teve shows, missa campal e, é claro, o acendimento da fogueira com queima de fogos.

Idealizada pelo comerciante Pedro Ribeiro, o Pedro da Colodina como era conhecido, a Fogueira de São Pedro teve início com um forte contexto religioso. Pedro era mascate e visitava a cidade periodicamente, principalmente no período da Festa de São João Batista. Devoto do santo, Pedro da Colodina possuía uma deficiência física e usava latinhas de extrato de tomate forradas com espuma para apoiar suas mãos e se locomover.


Ele fez uma promessa que realizaria uma festa para homenagear São
 Pedro, com procissão, missa e terço, se fosse curado. Ele melhorou e passou a realizar a festa, que teve a ajuda da população e de comerciantes que doaram produtos para o preparo das comidas típicas que eram oferecidas após o acender da fogueira, como broas, biscoitos, chá, pastéis e canelinha.

Com a morte de Pedro da Colodina, a festa passou a ser organizada pelos senhores José Henrique Carneiro, conhecido como Zé Simião, e José Antônio de Carvalho, o Zé Mendes. Os dois festeiros resolveram homenagear Pedro da Colodina. Ergueu-se uma fogueira de seis metros, com lenha, uma em cima da outra, e fogos de artifício colocados por José Simeão. Desde então passou-se a comemorar a Festa da Fogueira em homenagem a São Pedro e ao Pedro da Colodina, sempre no final do mês de junho, e a fogueira ia aumentando um metro a cada ano. 

Nos últimos anos, a fogueira passou a ser preparada pela Prefeitura Municipal e por empresas terceirizadas. Em 11 de junho de 2007, foi criado o Conselho Fiscal e Consultivo da Festa da Fogueira de São Pedro, que tem como objetivo principal resgatar a cultura e a religiosidade da festa e suas origens. O Conselho buscou dar um novo rumo à festa. Em 2009, a organização da festa distribuiu broa e biscoito na sexta-feira, dia anterior ao acender da fogueira.
A maior do Brasil – A altura da Fogueira de São Pedro sempre foi alvo de indagações. Muitos falam que ela já chegou a 50 metros. O que se sabe, é que de alguns anos para cá, em razão dos critérios de segurança cada vez mais rígidos, sua altura tem ficado em torno de 30 a 35 metros.

Em Cachoeira de Minas, com 35 metros de altura, a Fogueira de São Pedro é a maior fogueira do Brasil cheia de lenha, o que lhe confere um grau muito maior de dificuldade em sua feitura.

Esse ano, a Fogueira acontece nos dias 29 e 30 de junho. Na sexta-feira 29, será realizado um Encontro Regional de Quadrilha, com shows da Orquestra Mineira de Violas e da dupla André & Alexandre.

No sábado 30, durante todo o dia, acontece na Praça da Bandeira uma Feira Regional de Artesanato, a chamada “Feira da Fogueira”. À noite, às 19 horas, será realizada pela primeira vez uma “missa show” no Pátio da Fogueira, com banda completa e transmissão ao vivo pelo telão e pela internet.

Em seguida, show com a dupla Leandro & Mailson. Pontualmente à meia-noite, acontece o Acender da Fogueira, acompanhado de show pirotécnico. Também nesse horário, terá início o show com a dupla Cezar & Paulinho. Fechando a noite, a revelação teen do sertanejo universitário, o músico Leonardo Araújo se apresenta. São esperadas mais de 40 mil pessoas para a noite do Acender da Fogueira.

Nenhum comentário: