Últimas Notícias

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Enduro Escolar agita Monte Verde

Foi realizado nesta quarta-feira, 4, o 1º Enduro Escolar Turístico de Monte Verde. O evento foi organizado pela Secretaria de Estado de Turismo em parceria com o Circuito Serras Verdes e a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde (AHPMV).

O enduro é uma ação promovida pela Setur junto aos municípios com potencial turístico a fim de fazer com que os alunos da rede estadual possam conhecer mais os atrativos que possuem. Em Monte Verde, cerca de 250 alunos do 2º e 3º colegial, da Escola Estadual Werner Grindberg participaram do projeto. 

Os objetivos do enduro eram informar aos adolescentes a importância do Turismo; aulas de boas práticas no Turismo e como lidar com os turistas; informar nossos pontos turísticos e seus potenciais para que, ao serem abordados pelos turistas, saibam responder; criar uma geração de adolescentes interessados em entrar na profissão do turismo, como guias, gerentes de pousadas/hotéis, entre outros; informar e conscientizar sobre a importância da ecologia para Monte Verde e resto do mundo; aumentar a autoestimados adolescentes através do conhecimento das maravilhas de sua vila.
Os alunos tiveram que percorrer uma trilha elaborada pelos pontos turísticos de Monte Verde e, em cada ponto, os professores fizeram três perguntas relacionadas ao ponto turístico em que estavam, ecologia, geografia, história de Camanducaia/Monte Verde. Para tanto receberam um kit contendo bússola, GPS, contador de passos e lanche reforçado, com direito a isotônico.
A equipe vencedora era aquela que respondesse corretamente ao maior número de perguntas e percorresse a trilha em menor tempo (enduro de regularidade). Como prêmio estava uma viagem para Belo Horizonte à sala inteira.
“Este projeto é muito interessante, pois trabalhamos com os adolescentes a conscientização da conservação e da preservação de nossas maravilhas, de nossos atrativos turísticos. Muitos sequer sabiam da existência de alguns pontos”, disse o presidente do CTSV, Gustavo Arrais.
Ao final da trilha todos os estudantes foram recebidos para um almoço, gratuito, de confraternização. Segundo Arrais, o projeto não vai ficar somente em Monte Verde. “Vamos conversar com a SETUR para que outros municípios associados ao Serras Verdes possam receber este projeto”, completou.

Veja fotos em: http://www.flickr.com/photos/ctserrasverdes/sets/72157630436322970/ e http://www.flickr.com/photos/ahpmv/sets/72157630433573612/

Nenhum comentário: