
Tomou posse no dia 26 de janeiro, em Belo Horizonte, o novo Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais: o Cel. Márcio Martins Sant'Ana. A posse foi dada pelo governador Antonio Anastasia, na Academia da Polícia Militar. Ele substitui ao Cel. Renato Vieira de Souza.
Antonio Anastasia ressaltou a competência e a dedicação dos dois coronéis. Dirigindo-se ao Cel Sant`Ana, disse: “A exemplo de seus antecessores, o senhor terá não só o meu apoio, mas também um amigo nas horas de comemoração e de dificuldades”. Ao dirigir-se ao Coronel Brito, o governador fez considerações sobre o currículo do oficial e afirmou: “Tenho a certeza de que terá um desempenho positivo á frente desta Instituição”.
O Cel Sant´Ana, por sua vez, rendeu homenagens às autoridades presentes, agradeceu o apoio e parceria recebidos, ressaltou a importância do sistema de Defesa Social, e destacou a presença de amigos e familiares como fator de singular importância para que sua jornada na Polícia Militar seja coroada de êxito.
Visivelmente emocionado, o Cel Sant´Ana destacou que fará o seu trabalho com dedicação, responsabilidade social, prestação de serviço à sociedade e dará continuidade ao que já vem sendo feito, “mas com um novo estilo de gestão”. Para isso, utilizará a vivência, de mais de 20 anos, que trouxe do interior do Estado, e o conhecimento adquirido em outras unidades da PM e na chefia do
Estado-Maior.
Com relação ao público interno, ele observou que sua experiência com a tropa, ao longo dos anos, será um importante suporte para desenvolver suas ações e manter o padrão de qualidade da Corporação. “Teremos muito trabalho e vamos cumprir, com retidão, os compromissos que nos forem delegados. Tudo será feito dentro das possibilidades, pensando sempre que somos uma coletividade.”
Para reforçar o conceito de integração, o novo comandante-geral adianta que pretende trabalhar priorizando o intercâmbio com diversos segmentos e fazer uma mesa de trabalho, onde a negociação e a tolerância sejam primordiais. “Tentarei fazer dessa mesa um local de compartilhamento de decisões, onde todos tenham seus papéis respeitados”, disse o oficial, acrescentando que “há uma tendência mundial, irreversível, de qualificação cada vez maior das polícias”.
O novo comandante-geral da PMMG garantiu, ainda, que a sua gestão será marcada, também, pelo combate à criminalidade, “por meio da prevenção e da repressão qualificadas, com apoio da Inteligência e união de esforços para o encontro de soluções”. Citou o Planejamento Estratégico da Corporação como um dos trunfos para promover a segurança e a tranquilidade nos 853 municípios e nos mais de 200 distritos mineiros que a PM está presente.
O Cel Márcio Martins Sant’Ana nasceu em Barbacena, em 27 de julho de 1962. É casado com Regina S. Sant’Ana, com quem tem dois filhos - Mariana e Gabriela. Ingressou na PMMG no dia 2 de fevereiro de 1981 e, em 84, foi declarado Aspirante-a-Oficial. Todas as promoções que recebeu foram por merecimento.
Tem curso de Especialização em Segurança Pública, no que é pós-graduado, em Lavras. Atuou no 9º BPM (Barbacena), no Gabinete Militar do Governador, na Coordenadoria Estadual de Defesa Civil - Cedec, no Centro Administrativo de Pessoal da PM, no 20º BPM (Pouso Alegre), na 9ª Região de Polícia militar (Uberlândia) e na 6ª RPM (Lavras).
O presidente do Serras Verdes, Gustavo Arrais, participou do evento. "Fico muito feliz em saber que meu amigo Cel. Sant'Ana assume um cargo de extrema importância no Estado. Ele, quando esteve à frente do 20º Batalhão de PM de Pouso Alegre e comandou a região provou ser muito competente e preocupado com a integração polícia/comunidade. Creio num ótimo trabalho dele à frente do Estado", disse.
Com informações do site da Polícia Militar de Minas Gerais
Nenhum comentário:
Postar um comentário