O horário de verão terminou no último dia 26. Os relógios foram atrasados em um hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste - estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Nestes 134 dias, segundo o Gerente Regional da Bragantina, Carlos Alberto Manfrim Canno, a estimativa é que haja uma redução na demanda de energia elétrica de 2,1%, em toda a área de concessão da empresa, o que representa 0,25% do consumo da concessionária.
"Estimamos uma economia de 988.373 kWh, o que daria para atender, durante um mês, 5 mil 804 residências, ou uma cidade como Pinhalzinho. Mas o principal foco do horário de verão é a redução da demanda de energia no horário de pico. O que deixa o sistema elétrico mais seguro", ressaltou. As cargas ficam mais distribuídas entre às 18h e 21h. “Podemos dizer que, há redução de 1 hora por dia da iluminação residencial, já que utilizamos mais a luz natural. No horário de pico, sem o horário de verão, há o risco de sobrecarga, e com isso, a incidência de interrupções acidentais pode ser maior”, disse o gerente.
Canno destacou ainda que, a economia de energia é um hábito que os consumidores devem ter no dia a dia. "Nós estimulamos o uso consciente de energia elétrica com campanhas de orientação à população, principalmente nas escolas. As crianças são multiplicadores e ajudam a disseminar a idéia de que, economizar energia faz bem ao meio ambiente e também para o bolso", disse. Exemplificando, o gerente destaca a maior utilização da luz natural em casa com o horário de verão, mas esta é uma medida que pode ser tomada o ano todo. "Basta a abertura de janelas e cortinas, e na hora de escolher a cor para decorar seu ambiente, prefira tons claros e pastéis".
Soluções simples, mas que garantem a economia de energia. Outra dica importante do gerente é com relação ao chuveiro. "Um dos vilões no aumento do consumo de energia é o chuveiro elétrico, nesta época, dispense banhos quentes, utilize a chave do chuveiro na posição 'verão' ou 'desligado'", alerta. Durante o verão, os consumidores utilizam mais o sistema de refrigeração, inclusive ar condicionado, isto reflete diretamente na conta de luz, "quanto mais ações em prol da economia em casa forem implementadas, melhor", concluiu.
Algumas dicas de economia:
Nos dias menos quentes, troque o ar condicionado pelo ventilador. É ideal para refrescar o ambiente quando o calor não está tão forte e consome menos energia.
Sempre que for lavar ou passar roupas. Acumule uma quantidade considerável, lave e passe de uma só vez. Na hora de passar, ainda, siga as instruções de temperaturas para cada tecido, assim você economiza energia.
Ao comprar eletrodomésticos dê preferência aos que possuem o selo Procel. Eles são mais econômicos.
Não deixe equipamentos ligados em 'stand by'. A luz que fica acesa nos aparelhos de televisão, microondas, som e DVD, mesmo quando não estão em uso, consome energia elétrica.
A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consomem energia elétrica. Para economizar, evite abrir a geladeira o tempo todo, não guarde alimentos ainda quentes. Verifique sempre se a borracha da porta não está danificada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário