Últimas Notícias

terça-feira, 27 de março de 2012

Plano de Desenvolvimento Turístico de Extrema será apresentado em Audiência Pública

O objetivo é organizar e ordenar o turismo para os próximos dois anos

A Prefeitura de Extrema, por meio do Departamento de Turismo, realiza no próximo mês uma audiência pública para a apresentação do Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável (PMDTS) Rotas Turísticas Extrema – 2012/2014. Toda a população extremense está convidada a participar do evento que será feito no Clube Literário e Recreativo, em 24 de abril.

A construção do plano foi feita de forma conjunta e por meio de oficinas e reuniões realizadas com parceiros do município da área do comércio, hotelaria, turismo, terceiro setor, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Circuito Serras verdes, Secretaria de Estado de Turismo e empresa de consultoria Habitus. De acordo com a empresa, o turismo da cidade de Extrema é encantador e o apoio da Prefeitura é essencial para o crescimento e desenvolvimento desta área no município.

O PMDTS foi elaborado seguindo seis diretrizes: Infraestrutura Turística, Fortalecimento da Instância de Governança, Qualificação Profissional e Empresarial, Sistemas de Informação e Monitoramento, Marketing do Turismo e Oferta de Produtos e Roteiros Turísticos. Dentr delas foram criados 57 projetos que tem como objetivo organizar e ordenar o turismo na cidade durante os dois anos estabelecidos.

Durante uma reunião realizada nesta quinta-feira, o PMDTS foi entregue à Prefeitura pelo COMTUR. A Administração Municipal disse que deve haver uma união para que este plano saia do papel e que todos têm a sua responsabilidade na realização deste projeto.

Conforme o Departamento de Turismo, o PMDTS é de suma importância e vai estruturar ainda mais o turismo em Extrema. O setor não tinha um documento que orientasse o planejamento do turismo no município, elencando o que cabe ao poder público, à iniciativa privada e à comunidade para a concretização do plano.

O Plano Municipal de Desenvolvimento Turístico Sustentável está disponível para consulta no Centro de Informações Turísticas (CIT), localizado na Praça Presidente Vargas, na Associação de Artistas e Artesãos de Extrema (CREARTE), situada na Praça Coronel Simeão e na Oficina Ambiental, no Parque Municipal de Eventos. A população pode sugerir alterações no documento por meio de um formulário até o dia 13 de abril.

A audiência pública será realizada no dia 24 de abril, às 19h, no Clube Literário e Recreativo de Extrema. O evento foi oficializado pela Portaria Municipal nº 823, de 22 de março de 2012.

Nenhum comentário: