Últimas Notícias

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Tradicional festa Julina agita Extrema


Foi realizado entre os dias 6 a 8 de julho a tradicional festa Extremamente Caipira, na cidade de Extrema, no extremo sul de Minas Gerais. A festa contou com diversas atrações culturais e, é claro, a tradicional comida caipira.

O ponto alto da festa foi o 5º Festival Sabores da Roça, cujo tema deste ano foi o arroz. Ele almeja oferecer ao público local e visitantes a oportunidade de degustação de alimentos que representam a especialidade de alguns cozinheiros de nossa comunidade e que traduzem a cultura caipira local. Assim, o enfoque foi valorizar e difundir a prática desta culinária que traduz a simplicidade que não passa somente pela harmonia de ingredientes que se somam para um novo paladar mas principalmente celebra a ancestral possibilidade do caipira de extrair da natureza e de todos os seus ciclos o essencial para manter a elegância da simplicidade
de sua vida.

As comidas da roça contam a história de seu povo, de sua miscigenação, de suas heranças culturais. Trazem consigo rituais de preparo, às vezes com danças, músicas e até mesmo rezas no acompanhamento de situações em que o alimento surge não somente como elemento de subsistência e de prazer, mas predominantemente de reunião da comunidade, da formação da identidade do povo mineiro caipira e: no nosso caso especificamente: das serras e roças de Extrema.

O prato vencedor do festival foi o Crepe de Arroz Douça, prato elaborado pelo Recanto São Francisco.


Grupo de artesanato com suas barracas durante a festa

Grande quadrilha foi o ponto alto das festividades



 

Nenhum comentário: