Últimas Notícias

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Semana do Turismo começa com palestra e exposição em Pouso Alegre

A Semana do Turismo e Hospitalidade começou nesta segunda-feira, 24. A primeira cidade a receber o evento foi Pouso Alegre, que elaborou uma exposição de artes, artesanato e gastronomia, realizada no prédio do antigo Fórum. Esta semana, que é realizada pelo SENAC, em parceria com o Circuito Serras Verdes, percorrerá ainda outros quatro municípios: Extrema, Camanducaia/Monte Verde, Bueno Brandão e Gonçalves. Este evento tem o apoio do SINDVALE, FECOMÉRCIO MINAS E ACIPA.

Para começar bem a semana, o Departamento de Turismo de Pouso Alegre realizou uma grande exposição de artes, reunindo cinco entidades do município: Associação Pouso-alegrense de Artesanato (APA), Ateliê Mineiro Curadoria Ferrão, Foto Clube de Pouso Alegre (FCPA), Doces Fazenda Grande (morango) e Associação de Cultura e Artes José Antonio Lobo (ACAJAL) – Núcleo Ave Lã e ASSEASAPA-MG (Associação dos Empreendedores Autônomos do Segmento de Alimentação de Pouso Alegre). Eles ficaram distribuídos em salas no segundo andar do prédio, onde puderam apresentar seus trabalhos.

O FCPA (foto acima, à direita) trouxe uma exposição de fotos que retratam bem o ambiente mineiro, como as paisagens, casebres, entre outros. As fotos são de autoria de Fábio Brandão e Maurício Almeida.

Quem também estava expondo seus produtos era a Associação Pouso-alegrense de Artesanato - APA (foto ao lado). Há mais de 20 anos em funcionamento, reúne 30 artesãos e realiza a já tradicional feira de artesanato, na Praça Sen. José Bento, todo sábado, das 9h às 16h. “A feira já é tradição. O pessoal conhece bem, tem seu público fiel", explica a presidente Silvana de Cássia Silva. A APA possui um associado de cada área de artesanato e também de gastronomia, não havendo repetição, o que garante uma diversificação muito grande em produtos.

A Associação de Cultura e Artes José Antonio Lobo - ACAJAL - Núcleo Ave Lã (foto ao lado), trouxe a técnica do patchwork (união de retalhos) para ser apresentada. Segundo Jane Rotta, artesã, o grupo reúne 20 mulheres que fazem este tipo de trabalho. É um dos projetos do Núcleo de Artesanato da ACAJAL, de onde surgiu o Projeto Ave Lã, que pesquisa e documenta a existência de trabalho artesanal com lã de carneiro na região, e pretende resgatar essa atividade. "Queremos descobrir se existem criações aqui para que possamos utilizar da lã produzida na região", disse a artesã. “Queremos criar um artesanato com a cara de Pouso Alegre, com a cara de Minas Gerais, pois hoje percebemos que o artesanato está muito uniforme, perdendo características", completa.

Dentre as várias exposições estava a do Ateliê Mineiro, com curadoria de Ferrão (foto ao lado). O espaço reuniu quadros de vários artistas sulmineiros. Segundo o curador, o objetivo é reunir os diversos artistas da região que possuem como característica a pintura primitiva ou NAIF (que significa ingênuo ou primitivo, em francês). "A proposta é trabalhar com a arte popular do sul de Minas", explicou. Ele anda por toda a região em busca destes artistas. Uma das cidades que visitará em breve será Paraisópolis, integrante do CTSV. O Ateliê Mineiro existe desde 2003.

A parte de gastronomia não poderia ficar de fora e foi muito bem representada pelo Doces Fazenda Grande, com suas geleias de morango, e pela ASSEASAPA-MG, com os deliciosos pastéis de farinha de milho (foto abaixo).

Segundo Sidney Aparecido Marcantonio, responsável pela ação externa da associação, ela existe desde abril de 2005 e, além de reunir os pasteleiros da cidade, também promovem diversas ações sociais.

O pastel de farinha de milho foi considerado Patrimônio Cultural de Pouso Alegre e movimenta a economia da cidade. Com a criação da associação, algumas conquistas já ocorreram como a padronização dos carrinhos, a implantação de uniformes com jalecos e bonés, e a adequação das cozinhas conforme as normas da Anvisa e Vigilância Sanitária.

Também foi a ASSEASAPA que deu entrada no processo de registro oficial do pastel de milho como Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade. Outra ação que merece destaque é a Festa do Pastel de Milho, onde são servidos milhares de pastéis ao longo do dia, gratuitamente.

Palestra – Além das exposições, uma palestra foi realizada no auditório da ACIPA, e teve como tema a Segmentação do Turismo, com enfoque nos turismos de negócios e eventos, religiosos, de intercâmbio e culturais. A palestra foi feita pela diretora de Turismo de Pouso Alegre e turismóloga, Magda Santos.

Magda explicou a classificação de cada tipo de segmento e o público que ela traz. Ela mostrou que Pouso Alegre tem a vocação para os três tipos de turismo. Falou também das diferenças entre turista, excursionista e visitante, sendo este último o mais presente na cidade, pois ele permanece menos que 24h e já retorna para sua cidade de origem.

Ao final da palestra foi servido um coquetel, no antigo Fórum, onde também se apresentou o Coral Badauá, do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek, de Pouso Alegre.

Nenhum comentário: